sábado, dezembro 05, 2009

Posídipo (Antologia Grega)

9.359

Que senda seguir vida afora? Na praça do mercado,
disputas e negócios difíceis; em casa,
preocupações; no campo, fadigas de sobra; no mar,
assombro; no estrangeiro, se tens algo, alarma;
se estás mal de vida, aflição. És casado? Não te faltam
cuidados. Não o és? Vives muito sozinho.
Filhos dão trabalho; sem eles, a vida se mutila;
a juventude é tola e a velhice fraca.
Há, pois, só uma escolha entre duas opções: ou não nascer
jamais ou morrer logo após o nascimento.

12.120


Estou bem armado e, embora mortal, vou te combater
sem pedir quartel; tu, Eros, não me ataques mais.
Se me achares ébrio, leva-me preso, mas estando eu
sóbrio, terei a razão em armas contra ti.

Tradução: José Paulo Paes
Fonte: Poemas da Antologia Grega ou Palatina. SP: Cia das Letras. 1995

Nenhum comentário: