sexta-feira, agosto 28, 2015

Antologia Palatina 11.400-401 - Luciano

400
Sê propícia, vital Gramática! Da fome
achaste a cura: "Canta a ira, ó deusa".
Dever-se-ia erguer belo templo para ti,
 altares teus jamais sem sacrifícios.
"Repletas de ti as trilhas, Repleto o mar,
portos."* a todos tu acolhes, Gramática! "

[Trad. Rafael Brunhara]

401
Um médico mandou-me o filho p'ra aprender
 comigo algumas lições de gramática
Mas quando leu "A ira canta" e "mil dores causou",
e em seguida o terceiro verso,
"Muitas valentes almas lançou no Hades"  
O pai não mais mandou o filho às aulas.
Quando me viu, falou:"Obrigado, amigo!
Essas coisas, o menino pode aprender comigo,
pois eu também muitas almas lanço no Hades,
e para isso não preciso de gramático!"

[Trad. Rafael Brunhara]

* Remete a Arato, Fenômenos, v.2-4: "Repletas de Zeus  todos os caminhos/ repletos os mercados humanos, repleto o mar,/portos..."


Nenhum comentário: